domingo, 19 de setembro de 2010

Vida leve e vegetariana

Algumas pessoas hoje vivem na busca de uma vida melhor e saudável, tem aquelas que mudam pequenos hábitos alimentares, tem as que mudam radicais e também as que se dedicam em uma vida vegetariana. So que muitos não sabem que uma dieta vegetariana tem que ser apropriada, já que a retirada das carnes, leite ou ovos nem sempre é compensada com um maior consumo de alimentos benéficos e protetores.
Fiquem atentos à alguns pontos, como:

Gorduras> Gorduras saturadas e hidrogenadas devem ser reduzidas. As mesmas estão presentes no óleo de palma, de coco, na manteiga e nos alimentos industrializados. Substitua-as por óleo de canola, azeite, nozes, castanhas, sementes, abacate, açaí… Evite também as frituras.Procure melhorar o consumo de gorduras boas.

Alimentos fortificados com B12> esta vitamina essencial está presente em alimentos de origem animal e em algas. Existem, contudo, cereais (como aveia) e leite de soja fortificados. Então comprem sempre!

Sódio> Vegetarianos tendem a consumir menos sal porém se o consumo de alimentos industrializados é grande (com batata frita, sopas industrializadas, nozes e castanhas salgadas, pizzas, biscoitos e outros alimentos preparados), a quantidade de sódio continuará acima do recomendado. O sódio em excesso aumenta o risco de doenças cardiovasculares e aumenta a perda de cálcio.

Frutas e verduras> Tente incluir todos os dias frutas cítricas (laranja, tangerina, kiwi, morango etc) pois são ricas em vitamina C. Também faça pratos bem coloridos para garantir o consumo de ferro e cálcio. O ideal é consumir pelo menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente. Se você não consegue procure um nutricionista para averiguar a necessidade de suplementação. Variar é o mais importante nessa hora!

Açúcar> alguns vegetarianos consomem muito açúcar em biscoitos doces, chocolates, açúcar (e também mel, melado, rapadura) no suco, no chá e em outros alimentos aumenta a glicemia, o peso, o risco de doenças como diabetes, câncer e problemas no coração.
Alimentos refinados. Troque-os pelos integrais, mais ricos em fibra, zinco, magnésio, ferro e outros minerais. Importantíssimo para os vegetarianos!

Vegetais verde escuros> aumente o consumo de este grupo é rico em antioxidantes, ferro e magnésio, contém poucas calorias, açúcar e sódio.

Exercícios> a pratica de exercícios é parte importante de uma vida saudável. Apesar disso não ser novidade, alguns estudos mostram que tanto vegetarianos quanto não vegetarianos exercitam-se menos do que deveriam. A atividade física é essencial para a manutenção dos ossos e musculatura fortes, para melhoria da flexibilidade e equilíbrio e para a prevenção de doenças. Corra pra uma Academia mais próxima, Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário